Nutrient Timing

O tema da nutrição relacionada com o treino é de particular interesse para os atletas, tanto profissionais como de ginásio, sendo a quantidade de nutrientes necessária, a sua origem e qualidade e a melhor altura para a sua ingestão algumas das dúvidas mais frequentes por parte destas pessoas. A utilização de suplementos nutricionais é comum entre os frequentadores de ginásio, seja com o intuito de promover a hipertrofia, eliminar o excesso de gordura corporal ou melhorar a performance, mas muitas questões sobre o seu consumo estão ainda rodeadas de mitos e carecem de rigor científico.
O nutrient timing acrescenta uma dimensão à alimentação/suplementação que até à uns anos faltava: o tempo, ou seja a melhor altura para um atleta se alimentar.

O planeamento da altura do dia em que se come permite tirar partido da sensibilidade metabólica decorrente do treino e tirar o máximo proveito da ingestão dos nutrientes, no sentido de promover as adaptações ao treino desejadas, por exemplo a hipertrofia muscular, e de minimizar alguns efeitos negativos como a depressão do sistema imunitário e o catabolismo proteico.

Referências

Ivy, John e Portman, Robert. Nutrient Timing. Laguna Beach: Basic Health Publications, 2004

Kerksick, Chad et al, International Society of Sports Nutrition Position Stand: Nutrient Timing. 2008, Journal of the International Society of Sports Nutrition, Publicação Online.

0 comentários:

Enviar um comentário